Desde os primórdios do Escotismo em Minas Gerais, ilustres personagens buscaram dar o melhor de si para ajudar a construir esta, que é hoje, uma instituição reconhecida e premiada pelos seus propósitos e princípios em todo o Mundo. Vale à pena conhecer o esforço de cada um destes nobres voluntários.
Presidente: Tenente Alípio Dias (Chefe de Grupo)
Secretário: Silvino de Araújo
Tesoureiro: Ezédio Dias
No dia 23 de dezembro de 1914, na cidade de Rio Novo, sob a influência do professor Olympio de Araújo, diretor do grupo escolar e com direção do professor Tenente Alípio Dias, foi fundada a primeira Associação de Boy Scout no estado de Minas Gerais, denominada “Grêmio dos Bandeirantes Mineiros“.
O professor Olympio de Araújo era o diretor do grupo escolar da cidade, que nos dias atuais tem seu nome, em homenagem aos seus feitos, escritor e poeta(membro fundador da Academia Mineira de Letras); conferencista; jornalista(atuava com o pseudônimo de “Silvio Mineiro”); major da Guarda Nacional; membro de destaque de sua terra natal; tendo sido deputado estadual por um mandato.
Através de uma extensa rede de correspondentes, os intelectuais daquela época, trocavam informações entre si, estimulando os interesses culturais do país. Em fins do ano de 1913, Olympio de Araújo escrevia no “Diário Mercantil”, jornal da cidade de Juiz de Fora, que alguns compatriotas, residente em Paris, entusiasmados com o retumbante sucesso do Escotismo, fizeram editar um cartaz ilustrado, contendo o um resumo histórico sobre o Escotismo, seu código e juramento, bem como um apelo aos brasileiros para que trouxessem ao Brasil, a instalação de unidades escoteiras. Este cartaz lhe fora remetido por dona Jerônima Mesquita, filha da então baronesa de Bonfim, que à época se encontrava em Paris. Como referencia, dona Jerônima Mesquita, no ano de 1919, se tornaria em uma das fundadoras do movimento Bandeirante no Brasil, juntamente com Lady Mackensie, uma canadense que se encontrava no Brasil.
Recebendo referido cartaz, Olympio de Araújo se interessou tão intensamente, reconhecendo que a obra de Lord Baden-Powell também promoveria no país, os mesmos efeitos positivos já consagrados em outros países. Ao apresentar uma palestra para um seleto grupo de conterrâneos e inúmeros jovens, decidiu-se por iniciar a tarefa de criar, na cidade de Rio Novo/MG, o “Grêmio dos Bandeirantes Mineiros“, aquela que seria a primeira unidade escoteira implantada no estado de Minas Gerais.
Em seus relatos publicados na imprensa, Olympio de Araújo descrevia o ardor dos jovens, ardorosos rapazes rionovenses que se reuniam habitualmente, discutindo os aspectos e detalhes da maravilhosa iniciativa, para culminar com sua fundação em 23 de dezembro de 1914. A iniciativa, segundo a matéria, “provocou francos e entusiástico aplauso e encitamentos da sociedade local, da imprensa do estado de Minas e Rio de Janeiro, assim como de eminentes pessoas de destaque social e político“. Um convite especial fora entregue ao Tenente Alípio Dias, para que dirigisse os jovens em suas atividades, tornando-se no primeiro “Chefe de Grupo” no estado de Minas. As reuniões do Grêmio aconteciam na sede do Tiro de Guerra em Rio Novo, de número 109, que aderiu aos princípios do escotismo.
Superar as dificuldades encontradas, era o desafio de todos. Com dedicação e entusiasmo, a habilidosa esposa do chefe Alípio Dias, senhora Alice Vasconcelos Dias, produziu os uniformes dos jovens e os bonés, tudo de acordo com as informações extraídas dos relatos fornecidos.
Animados com os resultados do primeiro Grêmio, as publicações jornalísticas que se seguiam, convidavam a todos para que “auxiliassem na patriótica propaganda” de divulgação e criação de novas unidades em todo o estado.
Durante os anos de 1914, 1915 e 1916, Olympio de Araújo manteve em suas colunas jornalísticas, intensa publicação sobre o escotismo. Com a falta de material significativo de instrução e programação variada, além dos eventos causados pela eclosão da primeira guerra mundial e o momento de instabilidade política, esta unidade foi extinta no ano de 1916.
Mesmo tendo encerrada suas atividades em Rio Novo, Olympio de Araújo continuou publicando um grande trabalho de difusão do escotismo, publicando artigos e traduções de sua autoria, contidos nos livros de Baden-Powell.
Fonte.. Artigos Jornalísticos da época e pesquisa realizada pelo chefe Darcy Evaristo Malta.
Presidente: Dr. Benjamin Colucci
Vice Presidente: Dr. Eduardo de Menezes Filho
1º Secretário: Mário Mattos
2º Secretário: Antonio Luiz Bessa
Tesoureiro: Sinval Americano
1o. Procurador – Pedro Magaldi – Orador – José Carlos de Mountreull
Conselho Fiscal – Lindolpho Gomes – Tito Ribeiro e Cel. Albino Machado
Presidente Honorário – Dr. João Penido
Sócios Beneméritos – Dr. Delfim Moreira – Francisco Augusto Pinto de Moura – Eduardo de Menezes – Bráz Bernardino e Major Olimpio de Araújo
Sócio Honorário – Dr. Pandiá Calógeras(Ministro da Agricultura)
Foi no dia 20 de junho de 1915 a data da solenidade, realizada na sede da Sociedade Auxiliadora Portuguesa, localizada na Rua Batista de Oliveira. A sessão solene foi presidida pelo Dr. Braz Bernardino Loureiro Tavares representando o Sr. Dr. Delfim Moreira, então governador de Minas Gerais.
Compuseram a mesa de trabalhos o Sr. Lindolpho Gomes, representante do Dr. Oscar Vidal, presidente da Camara; Dr. Eduardo de Menezes; Dr. Benjamim Collucci, representante do “Tiro de Guerra Affonso Pena; José Carlos Montreull e Major Olympio de Araújo, presidente do “Grêmio de Bandeirantes Mineiro” de Rio Novo MG.
Presidente: Antônio Pereira da Silva
Presidente: Antônio Pereira da Silva
Fundação da F.M.E – Federação Mineira de Escoteiros com o integral apoio do governo de Minas Gerais em 14 de julho de 1926.
Presidente: Francisco Floriano de Paula
1ºSecretário: Mário Mattos
2ºSecretário: Antonio Luiz Bessa
Tesoureiro: Sinval Americano
Foi no dia 20 de junho de 1915 a data da solenidade, realizada na sede da Sociedade Auxiliadora Portuguesa, localizada na Rua Batista de Oliveira. A sessão solene foi presidida pelo Dr. Braz Bernardino Loureiro Tavares representando o Sr. Dr. Delfim Moreira, então governador de Minas Gerais. Compuseram a mesa de trabalhos o Sr. Lindolpho Gomes, representante do Dr. Oscar Vidal, presidente da Camara; Dr. Eduardo de Menezes; Dr. Benjamim Collucci, representante do “Tiro de Guerra Affonso Pena; José Carlos Montreull e Major Olympio de Araújo, presidente do “Grêmio de Bandeirante Mineiro” de Rio Novo MG.
Presidente: Francisco Floriano de Paula
Vice Presidente: Oscar Guimarães
Secretário do conselho de administração: Cícero Campos
Presidente do conselho técnico: Geraldo Vieira
Secretário do conselhor técnico: Odilson Fonseca
Comissário de Pioneiros: Wilson Serranegra
Comissário de escoteiros: Clairmont Orlando Gomes
Comissário de Lobinhos: José Victo Lessa
Reunião dos representantes das Associações filiadas à Federação Mineira de Escoteiros, realizada no dia 07 de julho de 1936, na sede da Associação dos Escoteiros Fernão Dias, Situada na Rua Sergipe em Belo Horizonte/MG
Comissão de reorganização do Escotismo em Minas Gerais, composta dos senhores representantes: Francisco Floriano de Paula, Antonio Pereira da Silva, José Victor Lessa, Geraldo Vieira, Marcos Vianna, Willian Serranegra, Antonio Vieira, Clairmont Orlando Gomes, Mario de Mello e Cicero Campos, Pioneiros Wilson Gosling e Aloisio de Oliveira
Associações presentes: Dr. Marcelo Linhares, Moacir Dutra e José Victor Lessa, representantes da Associação Guia Lopes; Marcos Vianna, Mário de Melo e Cicero Campos, pela Associação Macaúbas; Wilson Serranegra, pela Associação Guayanaz; Cel, Raimundo da Paz Filho, Dr. Guilhermino César e Geraldo Vieira pela Associação Fernão Dias, Antonio Vieira pela Associação Afonso Pena Junior; Francisco Floriano de Paula e Clairmont Orlando Gomes, pela Associação Payssandú; Capitão João Macedo Linhares e Wilson Serranegra, pela Associação Sul-Mineira de Escoteiros de Varginha; Capitão Osvaldo Soares e José Victor Lessa pela Assosiação Antonio Figueira de Montes Claros; Professor Oscar Guimarães e Cícero Campos pela Associaçao de Escoteiros de Alfenas; Dr. Edgard Renault Coelho pela Associação Afonso Arinos; Antonio Vicente de Moura e Francisco Mascarenhas pelas Associações Católicas de Belo Horizonte; Herbert Brant Aleixo , Paulo Magalhães e Gil Magalhães Andrade.
Nesta data de 07 de julho de 1936 foi apresentado e votado o Estatuto da Federação Mineira de Escoteiros.
Presidente: Capitão Moacir Toscano
Vice Presidente:
Presidente do conselho de administração: Professor Oscar Arthur Guimarães
Presidente do conselho técnico:
Secretário do conselhor técnico:
Comissário de Pioneiros:
Comissário de escoteiros:
Comissário de Lobinhos:
Presidente: Padre Vicente Borges
Vice Presidente: Ten. Cel. Lélio Augusto Fernandes da Graça
Presidente do conselho de administração: Padre Vicente Borges
Presidente do conselho técnico:
Secretário do conselhor técnico:
Comissário de Pioneiros:
Comissário de escoteiros:
Comissário de Lobinhos:
Presidente: Ten. Cel. Lélio Augusto Fernandes da Graça
Vice Presidente: Coronel Manuel José de Almeida
Presidente da Assembléia: Coronel Manoel José de Almeida
Comissário Técnico: Aspirante Sebastião Duarte de Almeida
Comissário de publicidade: Aloísio Pires da Rocha
Secretaria Geral: Jenny Apparecida Duarte de Almeida
Tesoureiro: Miguel Galo
Comissário de Lobinhos: Bronsilbert Lage Filho
Presidente: Coronel Manuel José de Almeida
Vice Presidente: Leopoldo Bian
Secretário: Afonso Balsanti dos Santos
Comissário Técnico: Aspirante Sebastião Duarte de Almeida
Comissário de publicidade: Galba Menegali
Comissário de propaganda: Orlando Pacheco
Tesoureiro: Miguel Galo
Comissário de pioneiros: Antonio Norberto dos Santos
Comissário de escoteiros: Agapito Ferreira de Albuquerque ==> Foto
Comissário de Lobinhos: Hilberto Formagini
Presidente: Dr. José Luiz Alves Brandão
Vice Presidente: Major José Lopes Bragança
1ºSecretário: Osvaldo Machado
2ºSecretário: Tenente Raul Gomes
Comissário Técnico: Coronel Júlio Augusto Fernandes da Graça
Comissário de propaganda: Orlando Pacheco
Tesoureiro: Ennius de Oliveira Santos
Presidente:
Vice Presidente:
Presidente: Ennius Marcos de Oliveira Santos
Vice Presidente:
Comissário Regional: Washington Dias de Aragão ==> Foto
Primeiro Secretário: Eurico de Alvarenga Mafra
Segundo Secretário: Sebastião Domingues
Tesoureiro: Moacir Andrade
Presidente: Hennius Marcus de Oliveira Santos
Vice Presidente:
Comissário Regional:
Primeiro Secretário: Renato Azeredo
Secretário de Propaganda: José Flávio Dias Vieira
Tesoureiro: Fausto Nunes Vieira
Presidente do Conselho Regional : Coronel José Lopes Bragança
Comissão Regional: Tenente Coronel Dr. Paulo Penido
Comissário de Lobinhos..:. Anna Lamy de Miranda
Comissário de Escoteiros..: Professor Francisco Floriano de Paula
Comissario de Pioneiros..: Joaquim Horta
Comissário de Antigos Escoteiros..: Major Elcino Lopes Bragança
Comissário Distrital 2o. Distrito JF..: Darcy Evaristo Malta
Presidente:
Vice Presidente:
Presidente: Ten. Cel. Paulo Penido
Vice Presidente:
Presidente: Ten. Cel Paulo Penido (Renunciou)
Comissário Regional: Vander Veloso Pires
1ºSecretário: Marcial Muzzi
Finanças: Antonio Luciano dos Santos(renunciou em 1969 – João Ministério(substituto)
Relações Públicas: Edson Nunes Batista
Tesoureiro: Major Guilherme Gonçalves Fausto
I Reunião do Conselho Regional no dia 22 de junho de 1968, Colégio Anchieta – Belo Horizonte/MG
II Reunião do Conselho Regional, no dia 08 de março de 1969 no Colégio Santa Catarina – Belo Horizonte/MG
III Reunião do Conselho Regional, 27 de fevereiro de 1970, na Faculdade de Ciências Econômicas de Juiz de Fora/MG.
Presidente: Tenente Coronel Erício Oliveira Panisse
Comissário Regional: Darcy Evaristo Malta
Secretário: Hugo Pereira de Magalhães
Finanças: Paulo S. Portugal
Relações Públicas: Luiz Flávio da Silva
Tesoureiro: Cláudio Augusto Espindola
Esta diretoria interina atuou até 1971, quando foram eleitos os novos componentes.
Importante ressaltar a participação da tropa Sênior composta pelos seniores Ronaldo Armond, Blair de Miranda, Marcio Rosa, Luiz Flávio Silva Couto, Erico Tavares Carus dentre outros, que participaram com brilhantismo no apoio à administração de intervenção, realizando inúmeras tarefas de sucesso.
Presidente Interventor: Darcy Evaristo Malta
Presidente Interventor: Oswaldo Ferraz
Jovens seniores se reunem buscando a reorganização regional, participando da realização da Ia. Indaba Regional e Io. Acampamento Caio Vianna Martins no cinquentenário de nascimento, no ano de 1973.
Presidente: Coronel Washington Dias Aragão
Comissário Regional: Oswaldo Ferraz(1974-1975)/Edson Olimpio(1976)Vander Veloso Pires(1977)
Secretária: Maria da Conceição Mendes
Finanças: Odilon Fonseca
Relações Públicas: Pedro Paulo Ferreira dos Santos(Renunciou em 1975) Nelson de Figueiredo(substituto)
Tesoureiro: Cláudio Augusto Espindola
Diretor de adestramento: Blair de Miranda Mendes
VIII Reunião do Conselho Regional, 15 de fevereiro de 1974, Faculdade de Odontologia UFMG, Belo Horizonte/MG. Eleição de nova Comissão Executiva Regional.
IX Reunião do Conselho Regional, 21 de fevereiro de 1975, no Radium Clube Dorense, na cidade de Boa Esperança/MG.
X Reunião do Conselho Regional, 12 de março, salão Azul do Cassino Palace, na cidade de Poços de Caldas/MG.
Presidente: Bent Ove Nielsen
Vice Presidente: Cláudio Agusto Espíndola
Diretor Administrativo: José Luiz de Souza Araújo
Diretora de pessoal: Ivanilde Gomes de Souza
Diretor de adestramento: Blair de Miranda Mendes
XIV Reunião do Conselho Regional, no salão nobre do Colégio Imaco – Parque Municipal, na cidade de Belo Horizonte/MG. Eleição da próxima Comissão Executiva Regional.
Presidente: Antonio Barbosa de Souza
Vice Presidente: Klaus Athaíde
Comissário Regional: Blair de Miranda Mendes
Comissário Regional Adjunto: Vander Veloso Pires
Diretor Administrativo: Klaus Peter Meyer
Adjunta Administrativa: Ivonilde Gomes de Souza
Diretor de financeiro: João Batista Pereira
Presidente do Conselho Regional Ronaldo Armond (1981 – 1982)
XIV Reunião do Conselho Regional, no salão nobre do Colégio Imaco – Parque Municipal, na cidade de Belo Horizonte/MG
Presidente: Ronaldo Armond
Vice Presidente: Irineu Pierre Moneró
Comissário Regional: Carlos Roberto Roque(1984-1986)
Presidente do Conselho Regional José Lopes Bragança
Presidente: Peter Dauch
Vice Presidente: Wupschlander Ataliba Lage
Comissário Regional: Carlos Roberto Roque
Presidente: Bent Ove Nielsen
Vice Presidente: Rolf Huebner
Comissário Regional: Luiz Bones de Souza
Diretor Financeiro: José Luiz de Souza Araújo
17 de março de 1991, realizado o XXV Conselho Regional em Belo Horizonte com eleições de nova Diretoria Regional.
Presidente: Francisco César de Medeiros
Vice Presidente: Pedro Carlos Moreira Janhsen
Comissário Regional: Luiz Bones de Souza
Diretor Financeiro: Cássio Antonio Torres
Diretor Administrativo: Doraiton do Espirito Santo(demissionário) Adilson Dutra
Diretor de Comunicação: Carmem Lucia Feijó Medeiros
Diretor Operacional: Salinda de Souza Santos Maia
Diretor educacional: Bernardo Caldeira Brandt
17 de março de 1991, realizado o XXV Conselho Regional em Belo Horizonte com eleições de nova Diretoria Regional.
Presidente: Nilton de Souza Lopes
Vice Presidente: Pedro Carlos Moreira Janhsen
Comissário Regional: Salinda de Souza Santos Maia
Diretor Financeiro: Cássio Antonio Torres
Diretor Administrativo: Adilson Dutra
Diretor de Comunicação: Rosângela Souza
Diretor Operacional: Salinda de Souza Santos Maia
Diretor educacional: Bernardo Caldeira Brandt
17 de março de 1991, realizado o XXV Conselho Regional em Belo Horizonte com eleições de nova Diretoria Regional.
Presidente: Wulmar Lisys Bisággio (Faleceu em 1994)
Vice Presidente: Anderson Barreto de Mendonça
Diretora Administrativa..: Cláudia Cristina Bastos (Exonerada a pedido em 1995)
Diretor Financeiro..: Alciones do Amaral (Pediu exoneração)
Diretor Técnico..: Roberto Pereira Santos
Comissário Regional..: Blair de Miranda Mendes
Comissão Fiscal..: Rolf Pery Curt Benda, Maria da Glória Cortes Malta e José Gabriel Costa de Paula
Presidente da Assembléia, Wuppschlander Ataliba Lage e Vice-Presidente, João Fagundes Hauck.
Eleição realizada na data de 19 de março de 1994, na cidade de Juiz de Fora, no Instituto Granbery, sede do Grupo Escoteiro Caiuás.
Nesta gestão, inicia-se o período de vigência do novo estatuto da UEB Direção Nacional.
Falece o presidente Wulmar Lisys Bisággio e assume a presidência, Anderson Barreto de Mendonça e na vice-presidência, Roberto Pereira dos Santos.
Presidente: Anderson Barreto de Mendonça (Assume após o falecimento de Wulmar Bisággio)
Vice Presidente: Ignácio Vilomar Castañón de Mattos
Blair de Miranda Mendes
Ronaldo Armond
Bruno Simão Médici
Wuppschlander Ataliba Lage
Nivaldo Emídio Moreira
Paulo Mansôldo Arêde
Joaquim de Oliveira Bulgari
Presidente: Roberto Pereira Santos (Exoneração a pedido em 1998)
Vice Presidente: Vander Veloso Pires
Bruno Simão Médici
Rolf Pery Curt Benda
Sérgio Luiz de Carvalho
Blair de Miranda Mendes
Nesta gestão, inicia-se o período de vigência do novo estatuto da UEB Direção Nacional. Falece o presidente Wulmar Lisys Bisággio e assume a presidência, Anderson Barreto de Mendonça e na vice-presidência, Roberto Pereira dos Santos.
Presidente: Frederico Augusto Siqueira Neves
Vice Presidente: Geraldo Magela Esteves de Oliveira
Rolf Pery Curt Benda
Luiz Gomes Mendes
Haroldo Garcia de Moraes
Presidente: Frederico Augusto Siqueira Neves (Exoneração a pedido em 2002 em razão de sua eleição ao CAN)
Vice Presidente: Carlos Henrique Pinto Campos (Assume a presidência em 2002)
Luiz André de Sá
Darcy Santos de Paula
Helen Rose Panizzi de Souza
Paulo César Lázaro
Presidente: Adolfo Coimbra Alves
Vice Presidente: José Roberto Tagliate
Luiz Gomes Mendes
Rolf Pery Curt Benda
Eraldo Danelon Ribeiro Junior
Presidente: Adolfo Coimbra Alves
Vice Presidente: José Roberto Tagliate
Luiz Gomes Mendes
Eraldo Danelon Ribeiro Junior
Ana Cristina de Campos Baumgratz
Presidente: Eduardo Rodrigues de Souza
Vice Presidente: Luiz Gomes Mendes
Julio César Teixeira Crivelari
Diego Luiz Nunes
Leonardo Corrêa Nunes(renuncia) e assume o escotista (Paulo Henrique Maciel Barbosa)
Paulo Henrique Barbosa Maciel
Presidente: Luiz Gustavo Fogaroli
Vice Presidente: Adolfo Coimbra Alves
Diretor Financeiro: Giovani Rodrigues Ramos
Diretor de Gestão Institucional: André Luiz Correa Gomes
Diretor de Métodos Educativos: Willian Barbosa da Rocha
Comissão Fiscal
Davidson Campos Soares Barbosa
Paulo Henrique Maciel
Saulo Antônio dos Passos
Eleitos e empossados na XX Reunião da Assembléia Regional, entre os dias 02 e 03 de março de 2013, na cidade de Paracatu.
Os trabalhos da assembléia foram conduzidos pelo escotista Renato Pereira Aoki
Presidente: André Luiz Corrêa Gomes
Vice Presidente: Neilton Bernardo(Renunciou) e Nadine Marta Marques Frateschi(Substituta)
Diretor Financeiro: Giovani Rodrigues Ramos
Diretor de Gestão Institucional: Marcos Magno Gomide Vieira
Diretor de Métodos Educativos: Rodrigo Luis da Silva Duarte Martins
Eleitos e empossados na reunião da Assembléia Regional, realizada entre os dias 05 e 06 de março de 2016, na cidade de Juiz de Fora.
A assembléia foi presidida pelo chefe Júlio César Teixeira Crivellari
Presidente: Marcos Magno Gomide Vieira
Vice Presidente: André Luiz Corrêa Gomes
Diretora Financeira – Nadine Marta Marques Frateschi
Diretor de Gestão Institucional – Lucas Oliveira Godinho
Diretor de Métodos Educativos – Rodrigo Luis da Silva Duarte Martins
Comissão Fiscal
Matheus Vergara Marcelo
Gustini Brochado
Eustácio Ribeiro
Eleitos e empossados na reunião da XXVII Assembléia Regional realizada entre os dias 23 e 24 de fevereiro na cidade de Viçosa.
Para dirigir os trabalhos desta Assembléia, foi eleito o chefe Guilherme Guibas Rodrigues.
Destaque para o ano de 2020 que, a partir do dia 13 de março, com o evento da Pandemina do Corona Vírus – COVID-19, ficou privada de reuniões presenciais, obrigando a diretoria a tomar iniciativas de reuniões e eventos virtuais.
Presidente: André Luiz Botrel Ferreira
Vice Presidente: Rodrigo Fernando Bianchi
Diretora de Relações Institucionais -Tatiane Oliveira Coeli
Diretor de Gestão Institucional – Davidson Campos Soares Barbosa
Diretora de Métodos Educativos – Débora Saraiva Guimarães Rocha
Comissão Fiscal
Kelly Cristina Rodrigues
Rosângela Monteiro Vieira
Élida Nascimento Santos
Eleitos e empossados em reunião da XXX Assembléia Regional, realizada nos dias 12 e 13 de março de 2022, na cidade de Bom Despacho/MG.
Assembléia presidida pela chefe Ana Laura Mendonça Fonseca, primeira mulher a presidir uma assembléia em Minas Gerais.