Os Grupos da atualidade que mantém ativos e outros que fizeram a história.
Se seu grupo, ainda não consta desta lista, procure levantar todas as informações de sua Unidade Escoteira Local e enviar para que possamos incluí-la.
Envie para o e-mail..: historiaregiaomg@gmail.com
Responsável pelo Escotismo no estado a Região Escoteira de Minas Gerais tem sua sede atual na cidade de Juiz de Fora, na Rua Mariano Procópio, 90.
Fundado no dia 4 de novembro de 1937, o Grupo Escoteiro Aimoré tornou-se no principal grupo na cidade de Juiz de Fora, fundado e conduzido pelo Chefe Darcy Evaristo Malta que, por longos anos, promoveu o Escotismo na cidade, no Distrito, na Região Escoteira e no Escotismo Nacional.
Sua primeira marca tradicional, criada por seu fundador, era inconfundível no Escotismo Mineiro e Nacional.
Inicialmente, sua sede funcionava ao lado da residência do chefe Darcy, na Rua Antônio Dias, que promovia as atividades com muito carinho e tamanho desvelo. Ao longo dos anos e com muita dedicação, o Grupo conseguiu, através da Prefeitura de Juiz de Fora, uma excelente área para construir sua sede própria, localizada na Rua Carlos Palmer, 647, bairro Bom Pastor. Alí fora construída uma sede bem planejada, com espaços definidos para administração e cada ramo do escotismo, separadamente. Ainda havia uma enorme área de lazer com piscina, cozinha industrial, museu e demais dependências.
Atualmente, a sede principal passa por uma grande modificação estrutural, com a participação de grandes parceiros, aguardando decisão final da Prefeitura de Juiz de Fora para retomar as obras.
Fundado no ano de 1927, ativo na cidade de Juiz de Fora, com o patrocínio do Instituto Metodista Grambery, desde sua fundação. Seu numeral inicial foi o de número 5, a partir das definições regionais no ano de 1950.
O Grupo Escoteiro CAIUÁS, foi fundado em 23 de abril de 1927, por coincidência é hoje o dia mundial do escoteiro, mas a ideia inicial era para ser no dia 21 de abril de 1927, dia de TIRADENTES (mártir da inconfidência Mineira), mas por causa de uma grande chuva, que ocorreu neste dia, a cerimônia foi adiada para o dia seguinte, 22 de abril, mas pelo mesmo motivo foi adiada novamente agora para o dia 23 de abril. Desta vez foi realizada a cerimônia de investidura!
A cerimônia aconteceu no Parque Halfeld (a principal praça da cidade), em frente a antiga Prefeitura.
Em 1927 o nome do Grupo era “Tropa de Escoteiro d‘O Granbery”, como ficou conhecida até 1929, quando passou a se chamar “Tropa Cayuás”, em 1930 para “Tropa de Escoteiro Caiuás do Instituto Granbery da Igreja Metodista”, filiando-se a Federação dos Escoteiros Evangélicos do Brasil (F.E.E.B.), com o numeral “030º”.
Em agosto de 1940, o CAIUÁS, se filia a Federação Mineira de Escoteiros (F.M.E.), com o numeral “041º/MG”.
Em 26 de outubro, do mesmo ano, foi criada a “Associação Escoteira Caiuás, por determinação da F.M.E, até que na década de 50, recebeu o numeral “005º / MG – Grupo Escoteiro Caiuás do Instituto Granbery da Igreja Metodista”, e em 1970 quando aconteceu uma reorganização da Região Escoteira de Minas Gerais, passou então a usar o numeral “002º/MG”, e com o mesmo nome e numeral, se mantem até os dias de hoje.
Escotismo era a única coisa que pensava o reitor do curso Primário d’O Granbery.
Chegou mesmo a manifestar a vontade de fundar um grupo de escoteiros e formar no estabelecimento uma escola de civismo que debatesse o fumo e o álcool ou melhor, fosse o espelho dos Granberyenses.
Nas férias de 1926 a 1927 o Sr. IRINEU GUIMARÃES reitor daquele curso conseguiu realizar seu desejo tendo o apoio moral do diretor d’O Granbery, Dr. W.R. Moore que também se tornou um entusiasta fervoroso pelo escotismo.
Como iniciativa principal, trouxeram do Rio de Janeiro o chefe de escoteiro Francisco (Floriano) de Paula, homem enérgico esforçado e perseverante que já havia instruído vários Grupos daquela capital.
Recomeçadas as aulas em 1927 aqui viemos encontrar o Prof. Irineu alegre, mais garoto, pois havia conseguido realizar seu ideal nobre que só os nobres podem adquirir.
Logo nos primeiros dias de aula o Reitor do Curso Primário avisou numa abertura que: estavam abertas as inscrições para quem quisesse ser escoteiro. Aberta para qualquer jovem que quisesse, perante a bandeira da sua Pátria, assumir a responsabilidade que ia pesar sobre seus ombros.
Terminadas as aulas no salão nobre do Primário quase encheu de patriotas que pretendiam, quase que sem pensar, receber o nome de escoteiros ou de futuro do Brasil.
Todos assentados como que pensativos, de repente foram perturbados pelo Sr. Irineu que entrava no salão, com seu andar venerando com um olhar sério, trazendo ao lado a figura esbelta e sábia de Francisco (Floriano de Paula), então chefe dos escoteiros d’O Granbery.
Sr. Irineu com sua célebre voz apresentou-nos o chefe e em seguida deu-lhe a palavra, para explicar à aqueles jovens o que era escotismo, o que ele fez depois de falar uma meia hora.
E o Sr. Irineu Guimarães foi com muita justiça eleito diretor do Grupo Escoteiro d’O Granbery.
Um grupo de escoteiros, com lenço azul e amarelo no pescoço, marchava garboso pelas ruas da Princesa de Minas (Juiz de Fora). O povo apinhava-se da melhor maneira possível e corriam atrás do grupo. No meio Irineu, cumprindo a promessa, com a mão na cabeça e sorrindo ligeiramente.
Também em noticiário do dia 26 de março de 1916, o jornal “O Pharol” de Juiz de Fora, edição 73 Ano 51, publicava que recebia em sua redação, o “Grupo dos Escoteiros do Grambery”, uma Associação recém fundada na cidade, que tinha sob sua presidência o Revmo. Chas, A. Long, presidente atual do Grambery. Esta nota está sendo mais profundamente pesquisada para averiguar a real data de fundação daquela unidade. Veja o recorte do jornal abaixo..:
Fundado no dia 14 de agosto do ano de 2000, na cidade Juiz de Fora.
Fundado no dia 3 de março de 1969 na cidade de Santos Dumont, este grupo tem uma história de muito sucesso. Embora tenha descontinuado suas atividades em alguns períodos, atualmente funciona em plena atividade.
Fundado no ano de 1999, na cidade de Juiz de Fora
Fundado no dia 29 de outubro de 1967 e ativo na cidade de Juiz de Fora
Fundado em 10 de Maio de 1969 na cidade de Montes Claros, por obra dos Maristas Carlos Bernardino Borges e José Pereira Lima, este último que atuou como Chefe de Grupo e Comissário Distrital.
O lenço original do Grupo, inicialmente, era azul Claro com borda amarela, posteriormente, passou a ser azul escuro com a borda amarela.
Em seu aniversário de 55 anos, foi lançado um selo comemorativo.
O 22º GE Acauã foi fundado em 1978, na cidade de Lavras pelo Padre Frederico, nas dependências do Colégio Nossa Senhora Aparecida. Esteve ativo na cidade até 2004.
Em 2004, por falta de adultos voluntários, o grupo encerrou suas atividades até 2014.
Em 2013, dois amigos e antigos membros do Acauã (Chefe Fábio Lasmar e Chefe André Botrel), iniciaram a movimentação entre os antigos escoteiros e chefes com a ideia de reabertura do 22º GE Acauã. Em uma reunião realizada na casa do chefe Nadir, dia 07/09/2013, foi organizado uma comissão para reabertura do 22º GE Acauã.
Com a ajuda da Região Escoteira iniciamos a reabertura e documentações necessárias. O grupo foi oficialmente reaberto dia 30/04/2014, sendo eleito a nova diretoria: Chefe Fábio Lasmar, Chefe André Botrel e Chefe Márcia Rufini.
Nestes últimos 10 anos, o 22º Acauã se destacou em atividades distritais, regionais, nacionais e mundiais. Contamos, em 2024, com aproximadamente 200 associados.
Diretoria atual..: Presidente – Fábio Lasmar
Diretor de Métodos Educativos – André Botrel
Diretora Administrativa – Márcia Rufini
Fundado no dia 06 de maio de 1979, tem como entidade Mantenedora a Sociedade São Vicente de Paula.
Fundado no dia 03 de maio de 1959, e atua na sede do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora
Fundado em 30 de maio de 1962 pelo Padre José Turkem Burg e Orlando Eugênio dos Reis na cidade de Muriaé/MG
O Grupo Escoteiro 042/MG, na cidade de Ituiutaba, foi fundado em 23 de abril de 1967, tendo à frente de sua fundação o chefe Mário César.
Fundado em 26 de abril de 1964, por iniciativa do Padre Haroldo Hubbers, o 55º Grupo Escoteiro João XXIII, iniciou suas atividades instalado na Igreja N.S. Aparecida, em Juiz de Fora, onde funcionou por aproximadamente três anos. Após este período, foi feita a transferência de sua sede para uma sala localizada nos fundos da casa paroquial da Igreja de Santa Rita de Cássia, onde o grupo funcionou em torno de cinco anos. Nessa época, o Padre Theodoro Verbruggenn, recém-chegado ao Brasil e que na Bélgica já havia estado em contato com o movimento escoteiro, assumiu a chefia do Grupo Escoteiro João XXIII.
Com a construção do Centro Educacional foram os escoteiros transferidos para este local, onde foi construída uma moderna sede, inaugurada a 24 de dezembro de 1972, com a presença de altas autoridades escoteiras. Estava realizado um velho sonho dos escoteiros, de ter uma sede própria.
Em novembro de 1984, o então presidente do Grupo Escoteiro João XXIIII, Padre Theodoro, transferiu a sede do grupo para a Igreja do Divino Espirito Santo, localizada no bairro Progresso, onde permanecemos até os dias atuais.
Dessa forma, há 60 anos o Padre Haroldo Hubbers teve uma grande visão, ao fundar um Grupo Escoteiro com o nome do ex-Papa João XXIII, recém falecido, e que durante quatros anos de seu mandato fez muita história e deixou muita saudade por causa da sua bondade, simpatia, sorriso e simplicidade. O Papa João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o “Papa bom” ou o “Papa da bondade”.
O Grupo Escoteiro 067/MG Guardião das Vertentes está localizado na cidade de São João Del Rey.
Fundado em 12 de outubro de 1967.
Fundado no ano de 1990, na paróquia do bairro Vila Ideal em Juiz de Fora, pelo Padre Lindemberg Freitas Muniz, onde permaneceu até o ano de 1992.
A partir de 1992, após inúmeras reuniões entre a diretoria remanescente e o Colégio Academia de Comércio, foi firmado um acordo de patrocínio que permanece vigente até os dias de hoje.
Sua data de fundação 16 de setembro de 1990.
Desde sua fundação, a condução administrativa do respectivo grupo é conduzida, magistralmente, pelo chefe Anderson Vieira de Oliveira, que iniciou suas atividades no mesmo ano de fundação, sendo um de seus fundadores.
Academia de Comércio (Colégio Verbitas) – Rua Halfeld, 1179 Juiz de Fora/MG
Fundado no ano de 1985 e encerrando suas atividades no ano de 2000. Funcionava na sede do SESC em Juiz de Fora, Av. Rio Branco.
Era conduzido pelo então chefe José Gabriel Costa de Paula.
Fundado no ano de 2002
Aguardando detalhes
Grupo Guimarães Rosa na cidade de Montes Claros. Fundado em 27 de junho de 2008.
Aguardando maiores detalhes.
O 102° Grupo Escoteiro de Minas Gerais 2 DE OURO foi criado em 5 de maio de 1991 nas dependências do quartel do 2° Batalhão da Polícia Militar, à rua Tenente Luiz de Freitas, s/n°, bairro Santa Terezinha, na cidade de Juiz de Fora e é patrocinado / mantido, desde então, pela Associação Desportiva Polícia Militar – ADPM/BM, presidida naquela época pelo Coronel PM Saint’ Clair Luiz do Nascimento. O nome “2 DE OURO” originou-se do apelido pelo qual é carinhosamente conhecido o 2° BPM no meio policial militar, já que os oficiais pertencentes àquela Unidade Operacional utilizavam na lapela de suas fardas um distintivo de metal com o número “2” dourado.
O 2 DE OURO foi idealizado pelo então Capitão da Polícia Militar e Chefe Luiz Carlos Vieira Barbosa, seu primeiro Diretor Presidente, sendo assessorado pelo trabalho abnegado de sua equipe de Escotistas e Dirigentes, os Chefes: Aparecida Maria Cantarino Barbosa, Jorge Werneck Muller, Júlio César Franca de Oliveira, Luilton Bernardo, Marcelo Severino Teixeira, dentre outros, oferecendo inicialmente atividades para os Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior. Pouco tempo depois, foi também instituído o Clã Pioneiro, passando a receber jovens de todas as faixas etárias atendidas pelo Programa Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.
O lenço escoteiro do Grupo traz as cores da ADPM/BM, amarelo ouro e azul, em homenagem à sua entidade patrocinadora.
Em sua trajetória de serviços prestados à comunidade e à juventude, até os dias atuais (2024), o 102°MG – 2 DE OURO teve como Diretores Presidentes os seguintes Chefes:
– Chefe Luiz Carlos Vieira Barbosa;
– Chefe Jorge Werneck Muller;
– Chefe Sebastião Rodrigues de Oliveira;
– Chefe Geraldo Cláudio da Silva Filho;
– Chefe Luiz André de Sá
– Chefe Marcos Vinícius da Silva;
– Chefe Ângela Maria Ribeiro Maurício;
– Chefe Júlio César Franca de Oliveira;
– Chefe Estevão Fernandes G. de Souza
– Chefe Abílio Vital Ferreira.
Localizado na cidade de Divinópolis o GE Ipê foi fundado em 04 de janeiro de 2016.
O Grupo Escoteiro Ipê (GEIPÊ 108/MG) foi fundado em 04 de janeiro de 2006. O sonho do menino de outrora, PAULO BERNARDES VIDAL, ganhou vida nesta data, e junto com outros cidadãos pinheirenses, o Escotismo passou a fazer presença no município de João Pinheiro – MG, desde então.
Há 18, naquele mês de janeiro adultos renomados e desejosos de fazer a diferença para a “geração do futuro”, já naquele momento, se reuniram na SEDE do Quartel da Polícia Militar, e após o relato do Tenente Vidal, escolheram o nome e a 1ª Diretoria do Grupo, que passou a ser conhecido como Grupo Escoteiro Ipê.
Apresentando Chapa Única, e estando todos de pleno acordo e dispostos a fazer valer, a 1ª Diretoria do GEIPÊ 108/MG ficou assim definida:
DIRETOR-PRESIDENTE: Valdemir Antônio da Silva
DIRETOR-SECRETÁRIO: Amerson César Lourenço Braga
DIRETOR TESOUREIRO: Amarildo Domingues Nogueira
COMISSÃO FISCAL (TITULARES): Cristiano Honório da Silva, Willian Ribeiro Martins e José de Leles Ferreira
COMISSÃO FISCAL (SUPLENTES): Paulo Bernardes Vidal, Salvador Borges Moreira e Célio Machado de Amorim.
Após essa 1ª formação, a cada 2 (dois), uma nova equipe era formada. Crianças, jovens, adultos entraram e saíram. Outros continuam entrando e saindo, conforme a necessidade e disponibilidade de cada um.
Atualmente, a formação do GEIPÊ é composta por um Diretor Presidente, um Diretor Administrativo (Secretário), um Diretor Financeiro (Tesoureiro) e por um Conselho Fiscal, que assumem seus cargos por votação; e temos ainda o Conselho de Pais, que está se afirmando a partir da gestão 2023-2025.
DIRETOR(A)-PRESIDENTE: Mírian Antônia Gonçalves
DIRETOR(A)-ADMINISTRATIVO(A): Regiane de Melo Menezes
DIRETOR(A) FINANCEIRO(A): Débora Aparecida Soares
COMISSÃO FISCAL (TITULARES): Milaine Coelho Batista Neres, Gláucon César Cardoso e Irismara Nunes Lima Cabral
COMISSÃO FISCAL (SUPLENTES): Ana Paula Soares da Rocha, Maria Laura Gomes de Souza e Samuel Hernane de Oliveira Araújo
As atividades do grupo seguem os parâmetros do Método Educativo da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e muitas ações e projetos foram realizados e estão projetados dentro e fora da SEDE.
Os principais PROJETOS desenvolvidos pelo Grupo, além dos propostos pelo Distrito, pela Regional e pela Nacional, são: Jogos e Brincadeiras – idealizado pelo atual Capitão Vidal; Semana do Meio Ambiente – em parceria com a Polícia de Meio Ambiente e outras entidades da cidade; Caminhada do Idoso, promovida pela SSVP (Sociedade São Vicente de Paula), Desfile de 7 de Setembro – realizado pelo município; Bingão das Lojas Maçônicas, Arraiá Legal – promovido pela OAB, Dia D – Promovido pelo Rotary Club; e mais recentemente o apoio logístico nas Eleições – parceria com o Cartório Eleitoral e o “Investindo em Vidas” – idealizado pela Associação Lindo de Viver;
Grupo Escoteiro Imaculada na cidade de Montes Claros. Fundado em 2 de Junho de 2003.
Aguardando maiores detalhes.
Grupo Escoteiro Chuí Oiapoque, na cidade de Sete Lagoas, fundado em 05 de Novembro de 2006.
Tem como fundadores, os seguintes membros..:
Cristiano de Souza Pereira – Diretor Presidente
Cecília Correa Xavier – Diretora Administrativa
Claudiney de Souza Pereira – Diretor Técnico
Gustavo Moisés de Freitas. – Comissão Fiscal e
Márcio José Santana – Comissão Fiscal
Grupo Escoteiro Anatólio Alves de Assis na cidade de Diamantina. Fundado em 2018.
Aguardando descritivo histórico para inclusão.
Fundado em 03 de novembro de 2015, o Grupo Escoteiro Cidade dos Profetas está localizado na cidade de Congonhas – MG.
Fundado no ano de 2016
Fundado no ano de 2015
Grupo Escoteiro Darcy Ribeiro na cidade de Montes Claros, aguardando detalhes para inclusão
Grupo Escoteiro Taibeiras na cidade de Taiobeiras.
Fundado em 2018.
Aguardando detalhes para inclusão
Fundado no ano de 2019